Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Rafaelillo de Utiel...

Artigo de José Ferreira recordando o matador de toiros Rafael Ponce y Navarro.

18 de Novembro de 2010 - 07:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1210
Rafaelillo de Utiel...

Rafael Ponce y Navarro, matador de toiros nasceu em Utiel, provincia de Valência em 2 de Novembro de 1912 e tomou a alternativa a 2 de Outubro de 1935 em Valencia das mãos de Rafael " El Gallo ".

Toureou com nomes como, " El Soldado", Marcial Lalanda, Niño de Barrio, Espartero Blando y Andrés entre muitos outros, sendo " tio abuelo " de Enrique Ponce, grande matador de toiros da actualidade.

Pertencendo a uma " generacion desbotada ", como todos os toureiros que atravessaram o periodo arruinado pelas calamidades da guerra civil de Espanha, e que suportaram as sementes do desânimo e uma absoluta falta de direção artística, Rafaelillo de Utiel foi um grande exemplo de determinação, atingindo a glória por toda a España e Américas.

Toureiro de pequena estatura, pois media apenas 1.54m, com as suas pequenas mãos, comandando
" la muleta " , agigantava-se quase sempre, em grandes lides de toiros dificeis " de rodillas ", com sua mão esquerda comandando a lide e diante de um público esfolmeado, empobrecido e ferido na sua carne e alma.

Conta-se a famosa história de que na praça de Vista Alegre em Bilbao, perante uma plateia de público aficionado, entre os quais se encontravam estropeados de guerra, cegos, manetas, coxos, amputados e " enfermos en silla de ruedas " , terá sido levado em ombros e pela porta grande por toda esta gente.

A pergunta retórica que se deve colocar é a seguinte:
- Que " aficion e sentimiento es este ", a de um povo que ferido na sua carne," corazón " e alma, com o estomago ainda mais vazio que o do toureiro, sente e adora os seus heróis toureiros" ?

Concerteza uma aficion dificil de contrariar, com alguma lei minoritária, quer ela seja da Cataluña ou Viana do Castelo.

Eis um grande e magnifico exemplo do que é, segundo Frederico Garcia Lorca, " La fiesta mas culta que existente en el Mundo ".

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.