" /> " /> " />
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Rafael Guerra Bejerano "Guerrita" " Yo no me voy de los toros, me echan"

Artigo de José Ferreira lembrando o contorverso matador de toiros espanhol Rafael Guerra Bejerano "Guerrita".

08 de Outubro de 2010 - 07:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1283
Rafael Guerra Bejerano

Segundo as crónicas da época Rafael Guerra foi um toureiro polémico. Para alguns " El mejor " , para outros, tudo o que trouxe para a festa e arte de tourear foi extremamente negativo.

È certo que agora e nos dias de hoje, podemos com a distância dos anos, analizar e concluir que provávelmente, não seria um toureiro consensual, pois seria talvez demasiado revolucionário e adiantado para a sua época. Por outro lado alguns dos seus seguidores afirmam que se tratou de um
autêntico " padre del toreo moderno " com lances espectaculares, especialmente como colocava as bandarilhas, lances de capote e muleta.

Nasceu em Córdoba em 1862 e apresentou-se em sevilla em 15 de Julho de 1877. toureou com Fernando " El Gallo " , Frascuelo e Lagartijo, sendo discípulo incontornável deste último.

São conhecidas frases que costumava proferir, tais como, " O que não pode ser, não poder ser e para além disso é imposível ! " e " Há gente para tudo! " assim como, " Cada um é como cada qual! ", expressões populares e coloquiais que definem a sua personalidade reservada e especial.

Conta-se que um dia foi á caça convidado pelo Rei Alfonso XIII e que ao mesmo tempo que montava o seu cavalo, vestia im blusão burdéus, o que fez o Rei exclamar que ao vê-lo de longe, lhe tinha parecido mais um Bispo que um caçador, ao que Guerrita respondeu:
- Majestade , eu não sou " Bispo " mas se fosse clérigo na minha arte, seria o " Papa ".
Uma das histórias que se contam também, é de que nas festas que habitualmente dava num hotel de Madrid, teria sido convidado José Ortega y Gasset, eminente filósofo e pensador intlectual da época e ao encontrá-lo, Guerrita prgunta-lhe o que faz na vida, e este responde filósofo, ao que lhe responde Rafael Guerra :

- Filósofo?O que é isso? Bem há gente para tudo!

Faleceu em 21 de Fevereiro de 1941 e está sepultado em Córdoba.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.