Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Emílio "Temple" Muñoz...

Artigo de José Ferreira recordando o matador de toiros espanhol Emílio Muñoz.
11 de Outubro de 2010 - 09:30h Notícia por: - Fonte: - Visto: 4142
Emílio

Emílio Muñoz nasceu em Sevilha no Bairro de Triana, na Calle Pureza a 23 de Maio de 1962.

Começou a sua arte com apenas 10 anos de idade, mais tarde tornou-se novilheiro com abundantes  qualidades inatas, logrando êxitos conseguidos em variadíssimas praças de toiros, ganhando troféus, cortando orelhas.

Este autêntico e verdadeiro toureiro sevilhano, tira a alternativa em 11 de Março de 1979, sendo seu padrinho de alternativa Francisco Rivera " Paquirri " e como testemunha Dámaso González, toureando o toiro " Gallarín " da ganadaria Carlos Núñez. Neste seu primeiro ano de alternativa, alcança êxitos rotundos como aquele conseguido em Sevilha lidando o toiro da ganadaria " Bohórquez ".

Tendo-se retirado temoráriamente em 1986 e durante quatro anos, começa a década de noventa com magistrais triunfos, cortando orelhas, idulta toiros e granjeia a admiração de todo o público espanhol.

Destacam-se nestes êxitos, a tarde de 21 de Abril em Sevilha "su tierra", onde cortou uma orelha ao toiro  "Trajerroto" e duas ao toiro "Gastador" saíndo pela porta grande e sendo levado em ombros por "El puente de Triana" até á Calle Pureza, local onde nasceu.

Toureiro de grandíssima qualidade artistica, estilo "abelmontado" e "barroco", caracteriza-se essencialmente pelo "temple", ao ponto de muitos criticos lhe chamarem "Emílio Temple Muñoz".

Em 1994 grava o videoclip "Take a Bow" com Madonna para o seu album "Badtime Stories" aumentando ainda mais a sua popularidade. Este vídeoclip conta a história apaixonada entre uma mulher (Madonna) e um toureiro verdadeiro, Emilio Muñoz.

Actualmente podemos vê-lo e escutá-lo, comentando corridas para a TV da Andaluzia no Canal + juntamente com António Chenel " Antoñete " e Manuel Molés, o que é sem dúvida um previlégio e um prazer para todos nós.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.