O Cadaval recebe, de 16 a 24 de Outubro, o IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, dedicado às actividades económicas e aos produtos da região.

" /> O Cadaval recebe, de 16 a 24 de Outubro, o IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, dedicado às actividades económicas e aos produtos da região.

" /> O Cadaval recebe, de 16 a 24 de Outubro, o IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, dedicado às actividades económicas e aos produtos da região.

" />
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve” no Cadaval

O Cadaval recebe, de 16 a 24 de Outubro, o IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, dedicado às actividades económicas e aos produtos da região.

12 de Outubro de 2010 - 15:53h Notícia por: - Fonte: www.cm-cadaval.pt - Visto: 2510
IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve” no Cadaval

O Cadaval recebe, de 16 a 24 de Outubro, o IX Certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, dedicado às actividades económicas e aos produtos da região. Uma vez mais, gastronomia típica, exposições, espectáculos, eleição da Rainha das Adiafas e actividades equestres voltarão a animar a vila, no recinto junto ao Campo da Feira.

A “Festa das Adiafas” trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal do Cadaval que tem como ponto de partida a celebração anual do final das colheitas, sejam elas de carácter vitícola ou frutícola.

Os pilares fundamentais da Festa das Adiafas continuam, com efeito, a ser a produção frutícola e vitivinícola, donde sobressaem, respectivamente, a reconhecida Pêra Rocha (sendo o Cadaval um dos principais produtores e exportadores do país), e o tão apreciado Vinho Leve, constituindo o Concelho cadavalense, também neste caso, um exímio representante.

Recriação histórica da Implantação da República na abertura do certame

A inauguração oficial do certame está marcada para as 16 horas de Sábado, dia 16 de Outubro, cerimónia que marcará a abertura de nove dias de animação diversificada no Cadaval.

Este ano, em jeito de comemoração do Centenário da República, a Festa das Adiafas abre com a recriação histórica daquela importante efeméride. Este momento teatral, a cargo da Companhia de Teatro VIv’Arte, terá início, pelas 16h, junto aos Paços do Concelho, seguindo depois, em arruada, até ao recinto do certame, onde acontecerá a inauguração oficial do mesmo.

Invariavelmente, à “Festa das Adiafas” junta-se o “Festival Nacional do Vinho Leve”, que por seu turno distingue o bom vinho regional de baixo teor alcoólico, excluindo as restantes bebidas alcoólicas deste certame (com excepção, claro, dos licores regionais). Uma medida bem acolhida pelos milhares de visitantes que anualmente visitam a feira.

Estarão representadas, este ano, no espaço consagrado ao referido festival vinícola, as Adegas  Cooperativas de Arruda dos Vinhos, Cadaval, Dois Portos, Labrugeira, S. Mamede da Ventosa, Vermelha e Companhia Agrícola do Sanguinhal.

A abertura oficial do festival acontece, também, na tarde do dia 16, voltando a contar com a presença da Confraria dos Enófilos da Estremadura e Confraria da Pêra Rocha do Oeste.

Sendo um certame dedicado às actividades económicas e aos produtos da região, a Festa das Adiafas constitui um espaço divulgativo do sector produtivo local, com acento tónico na agricultura, mas abrangendo a economia regional nas suas diversas vertentes. Também o artesanato característico da região volta a estar representado, onde não faltará a presença da doçaria e licores regionais, entre outras. O pavilhão de actividades económicas acolhe, este ano, cerca de 30 expositores.

A gastronomia típica não poderia faltar à festa, voltando a ser servida por sete restaurantes e cinco tasquinhas concelhios, maioritariamente dinamizados por associações/colectividades locais, que voltarão a apresentar pratos, petiscos e sobremesas que fazem, anualmente, as delícias dos muitos comensais que visitam o certame.

A este propósito, refira-se, no dia 23 (Sábado), pelas 15h00, a Apresentação de um Livro de Receitas, que resulta de uma compilação de algumas das iguarias confeccionadas pelos diferentes participantes no espaço gastronómico, numa edição do Município do Cadaval.

Pontos a destacar do cartaz deste ano

Em evidência estará, uma vez mais, a eleição da “Rainha das Adiafas 2010”, a acontecer, como habitualmente, no dia de abertura do certame, numa noite de “glamour” e de emoções onde desfilarão 14 jovens candidatas.

Outro ponto a destacar do cartaz deste ano é a conferência “Produtos regionais, produção biológica e gastronomia tradicional”, a acontecer dia 17 (domingo), pelas 15h00, no pavilhão das actividades económicas.

As actividades equestres voltam a estar em evidência, destacando-se o Espectáculo Equestre Nocturno “A alegria da Adiafa” e um Desfile Equestre pelas ruas da vila do Cadaval, que por seu turno tem inscrições abertas para todos os que queiram participar.

O “V Passeio Turístico Todo-o-Terreno – Rota dos Vinhos do Oeste”, organizado pelo Montejunto Rally Clube, também já faz parte integrante da Festa das Adiafas, o qual junta anualmente muitos participantes, provindos de dentro e de fora do Concelho.

A nível musical, sublinhe-se a presença da Orquestra Ligeira do Exército no dia 20, o espectáculo de música tradicional portuguesa com o grupo “Sons da terra”, dia 21, a que se junta ainda um encontro de ranchos folclóricos no dia 22, uma noite de fados dia 23, entre diversas outras actuações musicais que vão desde a música popular, passando pela música ligeira e até pelo rock.

A animação do certame decorrerá entre o pavilhão das actividades económicas e o pavilhão da gastronomia (onde decorrerão, também, os espectáculos). No exterior, existirá ainda o recinto das actividades equestres e uma exposição de maquinaria agrícola.

O convite está feito, consulte o programa de animação, e de 16 a 24 de Outubro, visite o Cadaval e venha brindar aos produtos regionais!

 

Programa

 

DIA 16 – SÁBADO

16.00 h Inauguração Oficial do Certame 2010 e Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

Recriação Histórica da Implantação da República

Inicio nos Paços do Concelho com Arruada até ao Certame

16.30 h Abertura do IX FESTIVAL NACIONAL DO VINHO LEVE

Com a presença da CONFRARIA DOS ENÓFILOS DA ESTREMADURA

Com a presença da CONFRARIA DA PÊRA ROCHA DO OESTE

22.00 h Eleição da MISS ADIAFAS 2010

Abertura do Espectáculo com Animadores da Recriação Histórica

Apresentação de Patrícia Cruz

Espectáculo com “AS REBELDES”

 

DIA 17 – DOMINGO

12.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

15.00h Conferência e Debate: “Produtos regionais, produção biológica e gastronomia tradicional:

actualidade e perspectivas futuras”

22.00 h Espectáculo com o Grupo GANDA BANDA

 

DIA 18 – SEGUNDA

19.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

22.00 h Espectáculo Musical “Cantigas do Mundo” – NUNO & PATRÍCIA

 

DIA 19 – TERÇA

19.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

22.00 h Espectáculo com “PACAS BAND”

 

DIA 20 – QUARTA

19.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

22.00 h Espectáculo com a Actuação da OLE – ORQUESTRA LIGEIRA DO EXÉRCITO

 

DIA 21 – QUINTA

19.00 h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

22.00 h Espectáculo de Musica Tradicional Portuguesa “SONS DA TERRA”

Com o alto patrocínio do Crédito Agrícola do Cadaval

 

DIA 22 – SEXTA

19.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

21.30 h Grandiosa VACADA – Recinto das Actividades Equestres

22.00 h ENCONTRO DE RANCHOS FOLCLÓRICOS

Rancho Etnográfico “Os Neveiros de Montejunto” de Pragança

Rancho Folclórico “Videiras em Flôr” da Murteira

0.30 h Espectáculo de Música Popular Portuguesa com o Grupo TÍPICO CALDENSE

 

DIA 23 – SÁBADO

12.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

15.00 h Apresentação de livro de receitas

21.30 h Espectáculo Equestre Nocturno “ A Alegria da Adiafa”

22.30 h Espectáculo de Fado - “Os Marialvas”

com Rodrigo Pereira; Francisco Martins e Manuel da Câmara

23.30 h Concerto com a Banda Rock “LUXÚRIA”

Com o alto patrocínio dos Restaurantes; “Tasca dos Bifes”; “A Telha” e “Sabores d ´Aldeia”

 

DIA 24 – DOMINGO

09.30 h V Passeio Turístico Todo o Terreno – Rota do Vinho do Oeste ( Partida )

Org: Montejunto Rally Clube

Partida: Largo da Adega Cooperativa do Cadaval

12.00 h Abertura do Certame

Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

16.00 h DESFILE EQUESTRE pelas Ruas da Vila do Cadaval

16.30h Arruada pelo Certame com o Grupo REINADIO DA FANADIA

18.00 h V Passeio Turístico Todo o Terreno – Rota do Vinho do Oeste ( Chegada)

Chegada: Certame Festa das Adiafas 2010 – Campo da Feira

21.30 h Espectáculo de Palco com o Grupo REINADIO DA FANADIA

23.00 h Encerramento do Certame 2010

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.