Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Manuel dos Santos "O Meu Sangue está nas Arenas"

Artigo de Cristina Estorninho lembrando a memória do Matador de Toiros, Manuel dos Santos.

28 de Setembro de 2010 - 09:29h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1543
Manuel dos Santos

"O meu sangue está nas arenas. Não posso esquecer-me de que em todas elas está um bocado de mim próprio. (...) E se tiver que morrer na arena, que me perdoem, porque morro pela minha arte, (...)"

Manuel dos Santos, aquando do seu regresso

Manuel dos Santos, matador de toiros de renome, triunfou não só em Portugal como também em Espanha e no México. Chegou mesmo a matar em Portugal, a 3 de Junho de 1951 no Campo Pequeno, contrariando a Lei.

Teria hoje 85 anos. Foi considerado um caso único do toureio mundial por ter tido cinco alternativas. A primeira foi em 1947, dada por Armillita, e terminou com uma cornada que lhe cortou a femural. A segunda alternativa foi em Sevilha a 15 de Agosto de 1948, dada por Chicuelo e, desta vez, passou. No ano seguinte teve a confirmação em Espanha e no México.

"Sou mau matador. Como em Portugal não se mata, desde o princípio dos treinos executa-se toda a espécie de passes, esquecendo-se do acto supremo de matar".

Para espanto demuitos, dizia ser este o seu 'calcanhar de Aquiles', não cumprir como gostaria ao matar o toiro. Despediu-se das arenas em 1954 e regressou seis anos depois. Não por dinheiro. Apenas porque, como disse o próprio

"Estava intoxicado de vida normal".Depois da sua despedida arranjou a Quinta que havia comprado na Golegã e por lá ficou criando galinhas, chegando mesmo a tirar o Curso de Avicultura. Mas esta vida monótona e tranquila de quem cria galinhas não era para ele:

"Sabe o que é andar por ali de um lado para ooutro a olhar, a falar com os criados, a preocuparmo-nos com galinhas, quando os touros, com o seu focinho viscoso, o seu hálito quente, os seus pêlos suados, nos chamam? Há coisas que que um toureiro jamais pode esquecer."

Mantém-se no activo até 1963. Depois, torna-se empresário taurino e explora o Campo Pequeno entre outras praças portuguesas.

Manuel dos Santos viria a falecer dez anos após a sua derradeira despedida, a 17 de Fevereiro de 1973, vítima de acidente de viação.

Para saber mais acerca da vida de Manuel dos Santos sugiro que leia o post "Manuel dos Santos nasceu há 85 anos" no blog afestamaisculta.blogspot.com ou o livro "revelando um"novo" Manuel dos Santos" de Roussado Pinto, nos quais me baseei para escrever este artigo.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.