Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Faleceu José Martín Vázquez Bazán com 83 anos

Matador de Toiros natural do Bairro La Macarena em Sevilha
04 de Março de 2011 - 16:47h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1512
Faleceu José Martín Vázquez Bazán com 83 anos

Faleceu no passado Domingo, dia 27 de Fevereiro de 2011, o Matador de Toiros José Martín Vázquez Bazán, Pepín Martín Vázquez nome pelo qual era anunciado nos cartéis, tinha 83 anos de idade.

Foi um genial Matador, natural da Cidade de Sevilha, e um dos expoentes máximos da Escola de Toureio de Sevilha, nasceu no Bairro de La Macarena a 23 de Julho de 1927.

Fez a sua apresentação em Madrid a 1 de Abril de 1944. A sua apresentação na Real Maestranza de Caballeria de Sevilha teve lugar a 21 de Maio de 1944.

Os seus constantes êxitos nas principais praças de Espanha, levam-no a tomar a alternativa nesse mesmo ano na Monumental Praça de Toiros de Barcelona, a 3 de Setembro.

Foi seu padrinho Domingo Ortega e como testemunhas deste acto, Pepe Luis Vázquez e Carlos Arruza. Os oito Toiros eram da Ganadaria de Alipio Pérez Sanchón.

Depois de confirmar a alternativa  no ano de 1945 em Madrid, tendo como padrinho Pepe Bienvenida, na lide de toiros da Ganadaria doña María Montalvo, no Inverno foi fazer a temporada mexicana pelas mãos de Silverio Pérez. A sua careira foi breve, pois retirou-se das arenas na Praça de Toiros de Caracas – Venezuela em 1953. Carreira marcada por vários incidentes sobretudo pela gravíssima colhida que sofreu na Praça de Toiros de Valdepeñas em 1947.

A pesar de tudo o seu estilo foi perpetuado através da sua entrada no filme "Currito de la Cruz", película que protagonizou, ficaram ainda gravadas na memória dos aficionados pelo que há vários anos pediam a concessão de tão insigne Espada da Medalha de Oiro ao Mérito das Belas Artes. Medalha que anualmente é atribuída pelos Monarcas de Espanha a um Figura da Tauromaquia.

Pepín era filho do também matador de toiros Francisco Martín Vázquez e irmão dos diestros  Manuel e Rafael

 

Fonte: Aplausos Semanário Taurino, edição de 28 de Fevereiro de 2011.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.