Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

1º Dia de Romaria Moita - Viana

A morte de uma égua à saída da Moita marca o 1º dia de romaria. Leia as declarações de alguns romeiros conhecidos dos nosso mundo taurino.
25 de Abril de 2012 - 16:17h Notícia por: - Fonte: - Visto: 6543
1º Dia de Romaria Moita - Viana

Começou a romaria de Nossa Senhora D’Aires Moita - Viana do Alentejo, num dia cinzento e de chuva mas que nem por isso fez arredar pé as centenas de romeiros do tradicional cortejo.

Embora tenha ficado marcado pela morte de uma égua à saída da Moita, o dia continua em festa e foi mesmo assim que encontrámos vários romeiros, alguns figuras da nossa festa brava, na primeira paragem em Valdera – Lagoa da Palha.

Tiago Ribeiro, cabo do Aposento da Moita foi um dos intervenientes com quem falámos e confessou-se sentido adepto da Romaria “há 11 anos que venho à Romaria, sem faltar um único ano”. Acompanhado de um grupo de cerca de trinta pessoas, entre as quais alguns forcados do Aposento, diz-nos que “é impossível ser da Moita, estar ligado ao mundo do cavalo e não vir à romaria”.

Também Raquel Segurado Dias, uma das duas candidatadas a directora de corrida no concurso ainda a decorrer nos disse que “o ambiente que se vive ao longo da Romaria é incomparável” confessando que apesar do cansaço que se vai sentido “a chegada a Viana é qualquer coisa de único que nos arrepia e nos faz chorar”!

No seio deste ambiente castiço e singular encontrámos ainda o cavaleiro amador Paulo Rasquete, aparelhar o cavalo com que segue na romaria e que nos confessou que adora participar nesta festa.

Outro interveniente, que segue com um grupo da Associação Equestre de Viana do Alentejo, é Valter Rico, futuro cabo do Real Grupo dos Amadores de Moura, com quem encontrámos mais alguns elementos do grupo. Este jovem forcado diz-nos que vem à romaria por estar muito ligado aos cavalos e gostar muito do convívio e camaradagem entre os muitos amigos que aqui se encontram.

 Fica assim registado o primeiro dia da Romaria que acabou de partir para o Poceirão, onde pernoitarão para continuar ao toque da corneta, amanhã pelas 9h00, em mais um troço do percurso.

 

 

1ª Paragem da Romaria Moita-Viana

Os romeiros de Nossa Senhora D'Aires na primeira paragem em Valdera (Lagoa da Palha)
24 de Abril de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Sara Teles
1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana 1ª Paragem da Romaria Moita-Viana
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.