Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Os São Martinho da Amareleja

Conheça as caracteristicas morfologicas dos toiros que sairão ao ruedo da Amareleja no dia 14
07 de Agosto de 2012 - 18:16h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1788
Os São Martinho da Amareleja

Foram hoje dados a conhecer os toiros de São Martinho que irão sair ao Ruedo da Amareleja. Um curro homogéneo, bem rematado, com idade, peso e trapío que promete espetáculo e emoção para o dia 14 de Agosto. Os exemplares escolhidos para o festejo foram então os marcados com os números 50, 53, 57, 63, 72 e 87.  

O que mais se destaca pelo imenso trapío é de longe o marcado com o número 57. De pelo negro bragado, córnea ligeiramente acapachada, de inserção traseira e terminando em duas pontas hastifinas apontadas para a frente, este São Martinho é o que mais seriedade imprime na sua mirada. Quartos traseiros bem preenchidos de músculo, um importante desenvolvimento da caixa torácica, um lombo comprido e ligeiramente ensilado que desemboca numa cruz alta que se une a um murrilho forte mas não excessivamente pronunciado são a estampa que torna este 57 no mais temido do curro. Se a harmonia entre quartos traseiros e dianteiros deixam adivinhar potencia e agilidade, o conjunto do seu aspeto espelha mais bem fortaleza e seriedade. Não sendo um toiro de “quadro” é sem duvida o que imprime mais respeito do encerro. Um Toiro com “T” maiúsculo!

Dentro do mesmo estilo mas mais escorrido de carnes e de ventre mais encolhido apresenta-se o numero 50. Também ele de pelagem negro bragado, este São Martinho de perfil reto e de pescoço despegado é o que apresenta maior desenvolvimento de pitons. Corniaberto e bisco do esquerdo, este é o toiro mais alto de cruz do curro da Amareleja. Toda esta morfologia, aliada à sua apreciável longitude e ao seu descarnado tercio posterior, lhe confere um aspeto temivelmente “avacado”, do qual se espera agilidade e rapidez de movimentos o que por vezes causa dificuldades às lides e às pegas.  

Com semelhanças aos dois anteriores mas menos sério de cara, o número 63. Negro mulato bragado de pelagem, bisco do direito e com menor desenvolvimento de pitóns que os seus irmão, foi este o São Martinho elegido para montra do cartel que anuncia a corrida da Amareleja. De perfil reto mas ligeiramente “encuesta arriba”, este 63 inspira na sua mirada nobreza, classe e juvenilidade.

Mais curtos, baixos, harmónicos, marcadamente “encuesta arriba”, com córneas mais reunidas e mirada mais “viva”, os dois cárdenos. Com mais volume, maior desenvolvimento do murrilho, da caixa torácica e da barbela, o número 53. De conformação marcadamente cilíndrica, região lombar reta que nos conduz a murrilho não muito pronunciado mas bastante bem inserido que potencia os movimentos de um pescoço despegado do torax, o número 72. O primeiro, ligeiramente bisco do esquerdo apresenta uma córnea com os pitons a apontarem para dentro. O segundo aponta as hastifinas defesas para diante, conferindo-lhe ainda mais vivacidade à mirada o que, aliado às suas harmoniosas hechuras, o torna numa autêntica “estampa” de toiro de lide.

Bastante bem armado de pitons mas com uma conformação que deixa algo a desejar, o número 87. Negro bragado de pelagem, baixo de cruz, exageradamente “encuesta arriba”, com um murrilho demasiadamente pronunciado e um ventre e tórax encolhidos, este São Martinho apresenta muitas semelhanças a um bovino de carne que a um de lide. A grande disparidade entre o terço posterior e o anterior, e o facto de este ser seguido de um diminuto pescoço, envolto por um exagerado murrilho que conduz a uma cara pequena, confere a este São Martinho, uma tal falta de harmonia que nos leva a apenas vermos murrilho e lombo quando para ele olhamos. Não haja dúvida que está bastante bem rematado e que pode ser extraordinariamente bravo mas este não é o trapío do toiro de lide.                   

              

Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja

A empresa Verdadeira Festa, vem apresentar o curro de toiros criteriosamente escolhido, da ganadaria São Martinho, para dia 14 de Agosto em Amareleja.
07 de Agosto de 2012 - 12:03h Galeria fotográfica por: Verdadeira Festa
Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja Imagens dos toiros S. Martinho para Amareleja
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.