Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Hdros. de Salvador Guardiola Fantoni

As características dos Guardiola deste Sábado em Atarfe, onde marcará presença o GFA Póvoa de São Miguel
29 de Fevereiro de 2012 - 00:20h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1695
Hdros. de Salvador Guardiola Fantoni

Divisa: Verde “botella” e ouro velho

Herdade: El Toruño – Utrera (Sevilla)

Representante: Jaime Guardiola Domínguez  

 

       A ganadaria Herdeiros de Salvador Guardiola Fantoni nasceu no seio de uma família ligada à arte de criar toiros de lide desde há muitos anos, a família Guardiola. Com origens no ano 1945, esta ganadaria, forma-se a partir de um lote de vacas compradas a um ganadeiro sobejamente conhecido, o Marques de Villamarta. Esse lote de vacas, comprado então pelo pai do actual representante, sofreu ao longo dos tempos um processo rigoroso de selecção dando origem ao protótipo de toiro “Guardiola”, puros “Villamartas”.

       Na casa Guardiola, para além de se manter o sangue originário da ganadaria, mantêm-se também as tradições de maneio antigas de “caballo y garrocha” e as tentas de machos “a campo aberto”. A ganadaria está composta actualmente por aproximadamente 100 vacas de ventre e 12 sementais que pastam na herdade “El Toruño”, em Sevilla. Na tenta de fêmeas, o ganadeiro afirma que o 1º critério de selecção é o cavalo de picar, deixando para 2º critério a durabilidade na muleta.

       Morfologicamente, o toiro de Guardiola é comprido, com tórax profundo e córneas amplias (por vezes cornalones). Os astifinos e astiblancos são também característicos nesta ganadaria. Enquanto às pelagens predominam os negros, mas também surgem os cárdenos e castanhos. Algumas vezes surgem também manchas acidentais brancas, que culminam em alguns (muito poucos) burracos. Estes últimos, historicamente, têm sido extraordinariamente bravos. 

       Comportamentalmente diz D. Jaime Guardiola que “El toro de Villamarta es un toro bravo, básicamente bravo. Es encastado pero no con genio. Es bravo y noble.”

       Um dos toiros mais conhecido desta ganadaria foi “Antílope”, lidado por Antonio Bienvenida no dia da sua despedida de Madrid, em Outubro de 1966. Cortou duas orelhas, orelhas essas que viriam a ser as ultimas que Bienvenida cortaria vestido de luces. Em Portugal talvez o mais conhecido de “Guardiola” esteja representado na ganadaria de Murteira Grave, onde no ano de 1958 foram introduzidas 18 vacas e um semental (Sargento, nº46) de D. Juan Guardiola Soto.           

Como irão sair os "Guardiola" de Atarfe? Acompanhe no Taurodromo.com.  

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.