Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"V Grande Festa do Forcado" no Campo Pequeno

"V Grande Festa do Forcado" irá decorrer nos dias 16 e 17 de Março no Campo Pequeno.
01 de Março de 2012 - 18:15h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1680

Trinta e oito grupos de forcados, a totalidade dos filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados, participam na “V Grande Festa do Forcado”, que decorrerá a 16 e 17 de Março, na Praça de Toiros do Campo Pequeno (Lisboa).

Tradição, valentia e garra, mas também muita animação, constituem os ingredientes que farão da “V Grande Festa do Forcado” um acontecimento capaz de superar as anteriores edições deste evento.

A Festa do Forcado nasceu com o objectivo de criar um dia de verdadeira festa e de enaltecimento dos valores, da atitude, do companheirismo e da humildade que caracteriza esta figura tão querida e respeitada da nossa festa e do povo português: o Forcado Amador.

A partir das 22 horas de dia 16, exibir-se-á o espectáculo “Forcado Coragem Lusitana”, (recriação histórica das origens dos forcados até aos nossos dias), desfilarão na arena forcados veteranos e figuras públicas famosas, antecedendo um espectáculo de variedades taurinas.

Perante 4 novilhos de distintas ganadarias portugueses, actuarão os cavaleiros Maria Mira, Manuel Vacas de Carvalho, Jacobo Botero (Colombiano) e Cláudia Almeida, estando as pegas a cargo de um grupo de forcados constituído pelos cabos dos grupos participantes no Concurso de Cernelhas, capitaneados por Diogo Sepúlveda.

A festa prosseguirá até de madrugada na discoteca Musicais, no Jardim do Tabaco.

No sábado, a partir das 15 horas realiza-se o “V Torneio de Pegas de Cernelha”, com a participação dos 38 grupos de forcados filiados na ANGF, sendo o seu desempenho avaliado por um júri constituído pelos antigos forcados Manuel Gama, João José Comenda, António José Casaca, Pedro Barradas e José Ribeiro da Cunha.

Em disputa estarão os prémios “António José Teixeira” para a melhor parelha de cernelheiros e, para o grupo vencedor, a inclusão na corrida de 3 de Maio, no Campo Pequeno (Corrida Vidas/Correio da Manhã).

As sortes antigas (Sorte de Gaiola, Casa da Guarda, Pega de Costas, Pega na Cadeira e “D. Tancredo”) serão revividas pelos grupos de forcados amadores de Montemor, Aposento do Barrete Verde e Coruche.

Exibir-se-ão também os grupos de forcados Veteranos e Do Futuro.

Pelas 23 horas e em fim de festa, realiza-se na arena a “Pega da Noite”, com música ao vivo pelos “Los Três Sangres”, prolongando-se a festa pela noite dentro.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.