As comemorações do 40º aniversário do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (GFATTT) serão repletas de pontos de interesse que irão fazer parte da história recente da tauromaquia açoriana.
A decorrer de Março a Novembro deste ano, os festejos iniciaram-se com a criação de uma comissão que será responsável pela edificação do Monumento ao Forcado em Angra do Heroísmo. Segundo Adalberto Belerique, cabo do GFATTT, apesar da conclusão do projecto não ser imediata, conta-se que esteja finalizado num espaço de tempo não muito longo. O próximo mês de Maio será marcado pelo lançamento de uma medalha comemorativa do evento e pela realização de uma Noite de Fados na arena da Praça de Toiros “Ilha Terceira”, que contará com a presença do grupo local “Fado Madrinho”.
O mês de Junho, mês de aniversário, trará a participação do GFATT na “Corrida dos Triunfadores” no Campo Pequeno, no dia 6. Estarão em praça os cavaleiros Luís Rouxinol e João Moura Caetano, o matador Ivan Fandiño e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Serão lidados toiros de Varela Crujo. Na deslocação ao Continente haverá a possibilidade do GFATTT se apresentar em mais corridas, estando já agendado um treino numa ganadaria. Esse treino estará aberto ao público, muito em especial aos aficionados terceirenses que se desloquem para acompanhar o grupo. Será lançado o livro “Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense – 40 Anos”, um repositório de memórias fotográficas e escritas da autoria de Ildebrando Ortins, antigo elemento do GFATTT. No dia 24 será editado um Selo comemorativo da efeméride e nesse mesmo dia estarão em praça antigos e actuais membros do GFATTT para pegarem a solo a “Corrida de Anversário do GFATTT” inserida na Feira de S. João 2013. Irão compartilhar cartel com os Cavaleiros João Salgueiro, Rui Lopes e João Salgueiro da Costa. Será lidado um curro da Casa Agrícola José Albino Fernandes.
Em Julho realizar-se-á mais uma Corrida de Toiros (dia 19) organizada pelo GFATTT e no dia seguinte terá lugar um Jantar de Gala no Clube de Golf da Ilha Terceira.
Agosto será o mês de apresentação do GFATTT em França, mais concretamente em Bayonne, na corrida do dia 14, logo após a sua participação na Feira da Graciosa. Esta nova deslocação até à outra margem do Atlântico poderá trazer novas actuações em praças continentais.
Novembro foi o mês escolhido para encerramento das comemorações. Será realizada a habitual festa de S. Martinho e a Festa Campera de encerramento de época no Tentadero das 12 Ribeiras.
O GFATTT foi fundado a 24 de Junho de 1973, tendo sido João Hermínio Ferreira o seu cabo-fundador. Em 1989, num dia chuvoso e durante uma corrida da Feira de S. João daquele ano, a jaqueta de cabo é entregue a António Baldaya que comandou o grupo até à entrada do séc. XXI. No decorrer da Feira de S. João de 2001, chega a vez da jaqueta de cabo passar para as mãos de Adalberto Belerique que comanda o grupo até os dias de hoje. O GFATTT possui um grupo juvenil que segundo o actual cabo, tem servido como uma verdadeira instituição e escola de valores humanos para os jovens que mais tarde virão a integrar o chamado “grupo sénior”.