Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Novo Burladero de Janeiro já nas Bancas!

Novo Burladero edição nº 290 de Janeiro já nas Bancas!
10 de Janeiro de 2013 - 19:50h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1496
Novo Burladero de Janeiro já nas Bancas!

Já se encontra nas bancas a NOVO BURLADERO N.º 290, referente ao mês de Janeiro. Na linha anteriormente mantida no arranque de cada ano, a NB dedica os quatro primeiros números de 2013, a outros tantos temas, em Edições Especiais de retrospectiva: Especial Ganadarias, Especial Forcados, Especial Toureio a Cavalo e Especial Toureio a pé, em Abril, coincidindo com a tradicional edição de Aniversário.

Assim, esta NB de Janeiro é o Especial Ganadarias, onde o tema é o Toiro e o seu desempenho nas nossas arenas em 2012: João Queiroz analisa a temporada em termos ganaderos, com o artigo “O regresso da emoção”. Em destaque, os Concursos de Ganadarias; os Ganaderos que lidaram em Portugal; os Ganaderos portugueses no estrangeiro; os toiros notáveis de 2012; os gráficos ganaderos da temporada e uma entrevista com os três responsáveis da ganadaria Silva, uma das mais destacadas da passada temporada: Eng.ª Madalena Silva, Sofia Silva Lapa e José André.

O Eng.º Joaquim Murteira Grave, referência dos ganaderos portugueses recentemente falecido, é alvo nesta edição de uma homenagem, com a recordação da formação e evolução da sua ganadaria; os inúmeros sucessos que os seus toiros alcançaram em praças de Espanha e França ao longo de mais de 40 anos; e um pertinente estrato da primeira entrevista por si concedida à NB, em 1983, onde evidencia conceitos e práticas do máximo interesse.

Em “Triunfos ganaderos de outros tempos”, o destaque vai para a ganadaria Assunção Coimbra na Isidrada de 1965, onde dois dos seus toiros, “Jabato” e “Claquitero” foram premiados com vários troféus para o toiro mais bravo da feira mais importante do mundo taurino.
Lugar ainda para a belíssima reportagem de um dia de tenta na ganadaria Silva, com a surpresa dada pelo veterano matador de toiros Mário Coelho. A não perder!

Em “Cartazes com História” recorda-se o triunfal debute de Paco Ojeda no Campo Pequeno, na Corrida da Imprensa de 1983, que foi também de êxito para Niño de la Capea.

Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Al Alimón, Taurocultura e Álbum de Memórias (Vítor Escudero), Estudo da Lide do Toiro Bravo (José Henriques), Tertúlia “NB” (David Leandro), A Cornamenta do Toiro de Lide (João Lucas), Efemérides (Tiago Fadigas), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), Tauromaquia Insular (José Paulo Pacheco de Lima), Da Barreira (Carlos Martins), Ao Redor do Toiro (Luísa Mendes Jorge), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), Homens do Ribatejo (Sérgio Perilhão) e Ao sabor do… tempo (Manuel Ribeiro).

No início do ano, a costumada oferta de um CALENDÁRIO TAURINO homenageando o Toiro de Lide.

Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse.

Visite a NB em www.novoburladero.com

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.