Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Amplo Programa de Actos Taurinos nas Sanjoaninas

A Feira de São João 2013 em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores) contará, como nos últimos anos, com um programa repleto de actos taurinos à volta das três corridas de toiros (duas à portuguesa e uma a pé).
19 de Junho de 2013 - 11:35h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1163
Amplo Programa de Actos Taurinos nas Sanjoaninas

A Feira de São João 2013 em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores) contará, como nos últimos anos, com um programa repleto de actos taurinos à volta das três corridas de toiros (duas à portuguesa e uma a pé).

A primeira corrida a cavalo, no sábado 22 de junho, terá um especial carácter local, pois será um concurso de ganaderias com toiros das divisas açoreanas de Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar, no qual actuarão os irmãos Tiago e João Pamplona, também terceirenses. Este último tomará a Alternativa das mãos de Tiago Pamplona. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

João Salgueiro, que teve uma grande actuação na feira de 2012, repetirá no dia 24, na corrida em que se comemora o 40º aniversário do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, o qual pega os seis toiros da corrida. Neste dia, os toiros serão de José Albino Fernandes e com João Salgueiro alternarão na lide equestre o seu filho João Salgueiro da Costa e o também açoreano Rui Lopes.

O prato forte em termos internacionais da feira é a corrida a pé anunciada para o dia 30 de junho, na qual, após mais de vinte anos de Alternativa, debutará nos Açores Enrique Ponce, assim como Javier Castaño e Jiménez Fortes. A terna lidará toiros da ganaderia local de Rego Botelho, de origem Jandilla.

Todos estes espectáculos já estão a ser promovidos nesta ilha do arquipélago português com um grande destaque publicitário, pois, além dos já tradicionais painéis de grandes dimensões com as imagens dos protagonistas, este ano foi introduzida a novidade de anunciar os cartéis numa frota de carros eléctricos que circulam em horários de máxima actividade.

Além da celebração de numerosas Touradas à Corda, evento de tauromaquia popular típico da Ilha Terceira, a Tertúlia Tauromáquica  Terceirense também programou a já tradicional Corrida das Crianças, um espectáculo em que as mesmas têm entrada gratuita na praça, onde este ano serão entregues os prémios do I Concurso de Arte Infantil, referente às categorias de pintura, escultura e estilo livre, organizado em colaboração com a revista “Quinto Toiro”.

E a 29 de junho, organizado pela Câmara Municipal e a Tertúlia T. T., terá lugar nos Paços do Concelho de Angra do Heroismo uma homenagem ao falecido jornalista espanhol Filiberto Mira, que foi o primeiro a divulgar ao mundo a grande tradição taurina da Terceira e dos Açores.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.