Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense comemoram o 40º aniversário

O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, comemora neste ano de 2013, o 40º aniversário da sua fundação.
05 de Março de 2013 - 09:43h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1482
Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense comemoram o 40º aniversário

O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, comemora neste ano de 2013, o 40º aniversário da sua fundação.

Foi fundado a 24 de Junho de 1973, por João Hermínio Ferreira, que à época já se havia destacado como destemido pegador de caras. Sob o seu comando, o Grupo passa a ter organização e a atuar frequentemente na ilha Terceira, assumindo as atuações nas Sanjoaninas e demais Festivais que se realizavam em grande número naquela altura. Desde essa época que o Grupo se desloca em Agosto à encantadora ilha Graciosa. Nesses primeiros anos, também era usual a deslocação de alguns elementos aos Estados Unidos da América, nomeadamente à Califórnia, mas não o Grupo completo.

A 25 de Junho de 1989, após 16 anos de existência, João Hermínio passa a jaqueta de cabo a António Baldaya. Sob o comando deste, o Grupo atinge a sua maturidade, alcançando prestações assinaláveis, não só nas praças açorianas, mas também nos Estados Unidos, Canadá e Portugal Continental. Actuou ao lado dos principais Grupos do país, nunca deixando os seus créditos por mãos alheias. Neste período, destaca-se, pelo seu simbolismo, a apresentação no Campo Pequeno, a 27 de Maio de 1999.

Em 2001, mais precisamente a 27 de Junho, durante a corrida Concurso de Ganadarias da Feira de São João, Adalberto Belerique pega o primeiro toiro e recebe das mãos de António Baldaya a jaqueta de cabo do Grupo, passando a comandá-lo daí em diante.

No período decorrido de 2001 até hoje, o Grupo continuou a sua evolução, dando provas da mesma nas suas atuações. Tem sido presença assídua nas principais praças de toiros do país, com várias presenças em corridas televisionadas, nomeadamente no Campo Pequeno. Tem também marcado presença junto das comunidades de emigrantes, nas suas deslocações aos Estados Unidos e Canadá.

Ao longo destes 40 anos, os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, tem sido uma autêntica escola de Valores. Uma referência no mundo da forcadagem, e não só, pela defesa e promoção desses mesmos Valores tanto na Arena, como fora dela.

Em breve, divulgaremos o extenso programa de comemorações, preparado para homenagear condignamente tão importante data.

Por último convidamos todos a associarem-se a estas Comemorações, honrando-nos com a vossa presença e estímulo de modo a que todos juntos contribuamos para

PROMOVER OS AÇORES E A ARTE DE PEGAR TOIROS

Adalberto Belerique
Cabo

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.