Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Novo Burladero" N.º 300 Já Está À Venda

Já se encontra à venda o N.º 300 da revista Novo Burladero, no ano em que comemora 35 anos de existência. Comemorando a efeméride, a NB de Novembro aparece com mais páginas (74) e muita leitura.
06 de Novembro de 2013 - 10:31h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1401

O que é que a NB tem representado para a Festa em Portugal e para si como aficionado? É a pergunta que se colocou a 14 personalidades da nossa Festa. E todos eles responderam!

O Coronel José Henriques brinda os leitores com dois artigos. O seu costumado “A Tragédia na Festa”, referindo-se à vida e morte do lendário Ignácio Sánchez Mejias; e uma belíssima peça sobre a comemoração dos 100 anos da Alternativa de Juan Belmonte.

Nesta edição especial encerra-se a rubrica Ciclo “Bodas de Ouro” com uma conversa com Amadeu dos Anjos, o fino matador beirão que brilhou numa fase em que o toureio a pé em Portugal irradiava força e entusiasmo, e que há 50 anos tomou a Alternativa em Salamanca.

Já com a temporada praticamente a dar os últimos suspiros, a NB esteve no encerramento da época no Campo Pequeno; acompanhou a Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, dando especial ênfase à clamorosa noite da encerrona de António Ribeiro Telles; foi a Elvas assistir à corrida em que João Moura lidou seis toiros; e ainda a Alcácer do Sal e a Santarém, para terminar com os festivais dos bandarilheiros que se realizaram em Alcochete e Azambuja. Em Espanha, fiéis como sempre à Feira de Zafra e com tempo ainda para acompanhar Diogo Peseiro e Sérgio Nunes em Talaveruela de la Vera.

José Manuel Correia Lopes tem presença de peso nesta edição. Para além de autor de dois artigos, um recordando Alfredo Conde no ano dos 50 anos da sua Alternativa, o outro sobre a noite de 8 de Outubro em Vila Franca; é ainda entrevistado pelas suas 50 Feiras de São Martinho.

Solilóquio regressa às páginas da NB. Desta feita recupera-se um magnífico texto a propósito da saída do N.º 100, com a promessa da sua presença permanecer em edições futuras; Luís Esteves fala-nos das melhores éguas toureiras que pisaram as arenas; Sérgio Perilhão evoca a Lisboa de outras eras, com as suas esperas e touradas reais; e Catarina Bexiga relembra a dupla João Moura / “Ferrolho”. Lugar ainda para uma desenvolvida reportagem sobre o Concurso de Atrelagem de Tradição que se realizou na Golegã e na Quinta da Broa.

Para além de tudo isto, poderá ainda ler, como é hábito, Tertúlia “NB” (David Leandro), Recordações a Preto e Branco (António José Zuzarte), As Fotografias com História (Duarte Chaparreiro), À Boca do Burladero (Catarina Bexiga), Tauromaquia Insular (José Paulo Lima), Com Alma, tentando a Arte (João Diogo Câncio) e a presença dos portugueses no estrangeiro.

Não deixe de ler mais uma NB recheada de artigos de interesse. Visite a NB em www.novoburladero.com.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.