Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Francisco Parreira - por Paulo Beja

No passado domingo a nata da comunicação social reuniu-se em Camarnal, concelho de Alenquer para conhecer melhor o cavaleiro amador Francisco Parreira.
04 de Fevereiro de 2014 - 21:43h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 3028
Francisco Parreira - por Paulo Beja

No passado domingo a nata da comunicação social reuniu-se em Camarnal, concelho de Alenquer para conhecer melhor o cavaleiro amador Francisco Parreira. Com a presença da edilidade nas pessoas do presidente da câmara e junta de freguesia de Camarnal, apresentaram-se os apoderados ou melhor amigos desta casa que ajudarão o Francisco a singrar nesta dura actividade tauromáquica: Ernesto Manuel e António José Duarte, Tó-Zé. Um almoço entre amigos, precedido pela apresentação de um vídeo em que se recordou a trajectória 2013 deste jovem e as habituais fotos de promoção.

Aqui deixamos a carreira ainda curta deste cavaleiro alenquerense que começará a temporada em domingo de Páscoa na praça de toiros de Abiúl e dia 1 de Maio estará no Cartaxo. No entanto muitas novidades se preparam para esta temporada. Aqui deixamos a trajectória de quem já se fala.

Vamos conhecer melhor Francisco Parreira.

Na temporada 2013 e em apenas quatro actuações em praça, o nome do cavaleiro amador Francisco Parreira ficou nas bocas da crítica taurina nacional. Debutou na praça de toiros do Montijo, na III Garraiada Académica onde substituiu o cavaleiro anunciado Diogo Oliveira e alternando com os também estreantes Álvaro San Emetério, Flávio Costa e Francisco Correia Lopes. Os convites surgiram de seguida e as praças de toiros do Cartaxo, Alenquer e Alcochete viam assim pela primeira vez, este jovem nascido em Vila Franca de Xira a 24 de Outubro de 1996 e de nome completo, Francisco António Oliveira Parreira. Radicado desde pequeno no Camarnal, concelho de Alenquer, esta paixão pelo toureio surgiu cedo e paralelamente aos estudos na escola profissional em Runa, com a ajuda de seu pai, António Parreira e do seu amigo Pedro Carniça, exímio equitador foi começando a preparar em casa o que se tornou na sua quadra de então, montando diariamente a campo, picadeiro e treino em praça, orgulha-se do seu quarteto estrela, quatro cavalos que lhe poderão dar muitos êxitos nas próximas temporadas: O “Artista” com ferro Ribeiro da Costa, o “Boero” de ferro Silva Jerego, o “Ernesto” com ferro da casa, António Parreira e o “Elfo del Tineo” com ferro Juan Cordero., estando já em preparação duas novas montadas que poderão estrear-se em praça na próxima temporada.Com fero da casa, o Forcado e o Elástico, dois diamantes em bruto que poderão dar que falar nas arenas.

Ajudado no passado ano pela dupla de bandarilheiros António Pedro e Ernesto Manuel o trabalho deu frutos, e todos falam do seu toureio, clássico mas de personalidade muito própria, evidenciando garra, valor e intuição e para 2014 estão agendados uma dezena de espectáculos que irão decerto consolidar este nome nas arenas e preparar-se para a prova de cavaleiro praticante. 

A ambição e o querer aprender o mais possível levou-o até à herdade da Torrinha para conhecer o seu ídolo de sempre, maestro António Telles, nascendo uma boa amizade e os ensinamentos desse centauro com 30 anos de alternativa são visíveis em praça, pelos modo como o Francisco se recria diante dos novilhos, a forma de citar e receber em reuniões ajustadas, o rematar as sortes e saber agradecer no momento certo, foram bebidos nas aulas recebidas nessa herdade, verdadeira maternidade de cavaleiros tauromáquicos.

No dia a dia, Francisco é um jovem tímido de 17 anos, de poucas palavras mas pensadas, cativando facilmente com quem está, apaixonado pelo toureio a cavalo, não descurando o trabalho diário com as montadas antes e depois das aulas, o que lhe ocupa mais de cinco horas, mas arranjando também o tempo necessário para as suas amizades e algum lazer. Desde os 8 anos que monta a cavalo, não tem pressa de chegar ao topo pois é metódico e perseverante, humilde e trabalhador e tem máximo respeito pelos colegas desta profissão tão difícil mas acima de tudo pelo público que o vê em praça. Condições pois para poder vingar numa carreira promissora. 

Como ídolos além de António Telles, claro e porque gosta essencialmente do toureio clássico, para si o toureio de verdade, admira também João Salgueiro e deslumbra-se com algumas actuações em vídeo de toureiros antigos, exímios no chamado toureio frontal.

Em poucas palavras eis a história de um toureio por paixão que com a ajuda da família, amigos, reconhecimento da comunicação social e o querer muito se tornar cavaleiro tauromáquico, prepara-se afincadamente este Inverno para em 2014 aparecer de quadra renovada, totalmente posta por si e almejar o reconhecimento e aplauso do público, esse sim, o grande juiz sempre que sair à arena. Personalidade, Trabalho, Ambição e Respeito. Decerto que com estes predicados Francisco Parreira poderá ser um nome grande na nossa arte de Marialva. Assim Deus o ajude! Com Ernesto Manuel e António José Duarte este será ano decerto o ano de provar o seu querer nas arenas nacionais. Para já Abiúl em domingo de Páscoa e Cartaxo a 1 de Maio são já as datas anunciadas por esta equipa.

Imagens do almoço em casa do jovem Francisco Parreira no Camarnal

Algumas imagens do almoço em casa do jovem Francisco Parreira que decorreu no passado domingo no Camarnal, Alenquer.
04 de Fevereiro de 2014 - 21:00h Galeria fotográfica por: Fernando Clemente
Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira Imagens da apresentação do jovem Francisco Parreira
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.