Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Comemorações do centenário do Nascimento de Celestino Graça

Programa das comemorações do centenário do nascimento de Celestino Graça.
04 de Janeiro de 2014 - 14:03h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1558
Comemorações do centenário do Nascimento de Celestino Graça

O ilustre cidadão ribatejano Celestino Pedro Louro da Silva Graça nasceu em Santarém, a 9 de Janeiro de 1914, completando-se, assim, a 9 de Janeiro de 2014 o primeiro centenário sobre a data do seu nascimento.

Dada a proeminência da sua acção como técnico agrícola, a que acresce uma actividade inestimável nos sectores desportivo, social, económico e cultural, com evidentes e assinaláveis repercussões na cidade de Santarém, no Ribatejo e em Portugal, reflectida, de resto, no seu notável curriculum, impõe-se a organização de um conjunto de iniciativas que permitam às gerações mais novas, tomar consciência da dimensão e grandeza do Homem que foi Celestino Graça e da sua Obra, muita da qual ainda perdura na actualidade.

Assim, na quinta-feira, dia 9 de Janeiro, pelas 21.30 horas, vai realizar-se uma Sessão Solene Comemorativa desta efeméride, nos Paços do Concelho de Santarém, na qual diversos oradores usaram a palavra para abordar diversas vertentes da sua imensa e qualificada actividade.

Muitos nos honraria se V. Exa. pudesse assistir a esta Sessão, que constituirá, naturalmente, uma Jornada de Evocação e de Homenagem a essa personalidade de invulgar mérito em todas as áreas em que interveio, designadamente, a Tauromaquia, o Folclore, o Turismo, a Agricultura e a Feira do Ribatejo.

Entretanto, as Comemorações do Centenário prolongar-se-ão até ao dia 24 de Outubro de 2014, data em que se assinala o 39º aniversário do seu infausto falecimento, pelo que em anexo enviamos um Pré-Programa onde se incluem as iniciativas previstas.

Pré-Programa das Comemorações*

Dia 9 de Janeiro 2014

Cemitério dos Capuchos – 13H00 – Santarém-Romagem à Campa de Celestino Graça

Salão Nobre dos Paços do Concelho – 21H30 – Sessão Solene Comemorativa do Centenário do Nascimento de Celestino Graça: Oradores: Eng.º Grimoaldo Alhandra Duarte – Francisco Morgado – João Gomes Moreira – José Júlio Rosa Eloy – Ludgero Mendes

25 de Janeiro de 2014

Jornal “Correio do Ribatejo” – 16H00 – Descerramento de Fotografia de Celestino Graça, na Galeria de Honra do Jornal Teatro Sá da Bandeira – 21H30 – Espectáculo Evocativo de Celestino Graça, com a participação dos Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas,

23 a 25 de Maio 2014

Casa do Campino – IX Congresso de Folclore do Ribatejo – IV Congresso “Celestino

7 de Junho de 2014

Monumental “Celestino Graça” – Corrida de Toiros Comemorativa do Centenário de Celestino Graça e das Bodas de Ouro da Praça de Toiros

Cnema – Festival Nacional de Folclore – Homenagem a Celestino Graça

28 de Junho de 2014

Casa do Campino – Almoço de Convívio de Antigos e Actuais Componentes de todos os Grupos de Folclore fundados por Celestino Graça – Arraial de S. Pedro

3 a 8 de Setembro de 2014

Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Santarém

28 de Setembro de 2014

Fontainhas – Festival de Folclore Ribatejano de Homenagem a Celestino Graça

24 de Outubro de 2014

Encerramento das Comemorações do Centenário de Celestino Graça – Apresentação de um livro referente ao Centenário – Com as diversas comunicações proferidas sobre Celestino Graça e uma fotobiografia.

*Programa sujeito a confirmação junto de algumas Entidades ou Pessoas

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.