Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

A 3 dias do início das "Sanjoaninas"

As Sanjoaninas 2014 estão prestes a começar. Este ano voltam a contar com três cartéis com duas corridas à antiga portuguesa e uma corrida de toureio a pé, nos dias 21, 24 e 29 de Junho.
18 de Junho de 2014 - 10:30h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1982
A 3 dias do início das

A Feira das Sanjoaninas começa este sábado, dia 21, com uma Corrida à Portuguesa na qual actuam Vitor Ribeiro - uma das grandes figuras portuguesas do momento - os açoreanos Tiago e João Pamplona e o colombiano Jacobo Botero, que acaba de tomar a Alternativa na praça lisboeta do Campo Pequeno.

Estes quatro cavaleiros lidarão toiros das divisas locais de José Albino Fernandes e João Gaspar e das continentais de Peñajara e Ascensão Vaz, cujas pegas estarão a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

 

No dia de São João, 24 de Junho, será a vez da Corrida Concurso de Ganaderias, com toiros dos três ferros mais importantes da ilha, como são Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar, enfrentando os de outras tantas ganaderias peninsulares, pertencentes aos ferros de Partido de Resina, Murteira Grave e Varela Crujo.

Vitor Ribeiro e Jacobo Botero repetem actuação, acompanhados esta vez pelo também terceirense Rui Lopes. Aos grupos de forcados da Ilha Terceira junta-se nesta corrida o Grupo de Amadores de Coruche.

 

A corrida a pé do programa taurino das Sanjoaninas terá lugar no Domingo 29, com toiros da ganaderia de Rego Botelho, de pura origem Jandilla. Às seis da tarde, hora de início de todos os espectáculos, farão o “paseíllo” na Praça de Toiros Ilha Terceira Juan José Padilla, Miguel Ángel Perera e o francês Juan Leal, numa corrida que está a gerar a máxima expectativa em toda a ilha.

 

O programa conta ainda, na quinta-feira 26 com a realização também da já tradicional Corrida das Crianças, à que assistem gratuitamente centenas de crianças dos diferentes colégios e escolas da ilha. Voltará a actuar nela o bezerrista sevilhano Juan Pedro García “Calerito” junto ao cavaleiro Rui Lopes e os forcados do Grupo Juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Este ano, como novidade, todas as crianças poderão participar depois da lide dos novilhos nas actividades lúdicas que propõe o espectáculo “Vamos Brincar aos Toiros”, de Ignacio Ríos e que consta de um vasto surtido de trajes de toureiros, cavaleiros e forcados, toiros de brincar com rodinhas e capotes e muletas de brincar para a promoção da Festa Brava entre os mais pequenos.

 

Além dos espectáculos formais, as Sanjoaninas incluem também um amplo programa de actos culturais à volta da Festa, assim como de festejos populares, como “Esperas de Gado” e Touradas à Corda em diversos pontos da ilha, uma delas com a participação dos 4 toiros mais famosos das ganaderias terceirenses especializadas nesta vertente da Tauromaquia.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.