Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

As Sanjoaninas de 2015 mantêm o seu nível taurino a meio do Atlântico

A Praça de Toiros Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, completará 31 anos acolhendo a partir do próximo dia 20 uma nova edição da Feira Taurina de São João, as conhecidas Sanjoaninas.
11 de Junho de 2015 - 10:58h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1717
As Sanjoaninas de 2015 mantêm o seu nível taurino a meio do Atlântico

A Praça de Toiros Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, completará 31 anos acolhendo a partir do próximo dia 20 uma nova edição da Feira Taurina de São João, as conhecidas “Sanjoaninas”, que mantêm nos seus cartéis o alto nível de qualidade apanágio desde há anos, a meio do océano Atlântico.

A gestão da Tertúlia Tauromáquica Terceirense elaborou para 2015 um programa de quatro festejos, sendo duas corridas à portuguesa –a primeira delas Concurso de Ganaderias – um festejo a pé e a tradicional bezerrada para a infancia ou “Corrida das Crianças”, como é mais conhecida.

Os espectáculos têm início no dia 21 de Junho com uma Corrida Concurso de Ganaderias, na qual se destaca a presença de um toiro de Miura e outro de Jandilla, que competirão com os das divisas continentais de Vinhas e Assunção Coimbra e as açoreanas de Rego Botelho e João Gaspar. Os toiros serão lidados pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Vitor Ribeiro e Gilberto Filipe –três dos mais destacados do escalafón lusitano –  junto a os locais Tiago e João Pamplona e Rui Lopes.

No dia de São João, 24 de Junho, terá lugar a outra Corrida à Portuguesa, na qual repetirão os três cavaleiros peninsulares anunciados no concurso -Rouxinol, Ribeiro e Filipe- de novo ante rêses de Rego Botelho e Assunção Coimbra.

Em ambas corridas a cavalo, as pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que alternará na primeira com os também ilhéus do Ramo Grande e na segunda com os do Aposento da Moita.

No dia 28 de Junho, como grande encerramento da feira, celebra-se o festejo a pé, em que se lidarão três astados espanhóis de Jandilla e outros três da divisa terceirense de Rego Botelho, do mesmo sangue. Os toureiros anunciados para lidá-los são os espanhóis Antonio Ferrera, triunfador da pasada Feira de Abril de Sevilha, e Diego Urdiales, um dos mais destacados da recente San Isidro, junto ao francés Juan Leal, que repete em Angra do Heroísmo após a sua grande actuação do passado ano.

Estes três festejos começarão às seis da tarde, hora dos Açores, uma hora mais em Portugal continental e duas mais em Espanha.

Antes, no espectáculo matinal do día 25, terá lugar a tradicional “Corrida das Crianças”, festejo de promoção ao que presenciam gratuitamente milhares de crianças das escolas e colégios da Ilha Terceira. Neste evento, os encarregados de lidar os garraios de Rego Botelho serão o joven cavaleiro californiano Manuel Sousa e o novilheiro sem cavalos portugués Juanito Silva.

Além dos espectáculos na praça, o programa de actos taurinos destas Sanjoaninas completa-se com vários eventos culturais de grande aceitação e uma muito significativa série de festejos populares, as conhecidas “touradas à corda”, ao longo de dez intensos dias de ambiente taurino num paraíso a meio caminho entre a Europa e a América.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.