Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

A NOVA GERAÇÃO DE MATADORES TAMBÉM PASSARÁ NAS SANJOANINAS

O toureiro extremenho José Garrido e o francês Juan Leal, dois dos mais destacados representantes da nova geração de matadores que entusiasma a afición, estão anunciados este ano nas famosas Sanjoaninas
17 de Junho de 2016 - 15:23h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1324
A NOVA GERAÇÃO DE MATADORES TAMBÉM PASSARÁ NAS SANJOANINAS

O toureiro extremenho José Garrido e o francês Juan Leal, dois dos mais destacados representantes da nova geração de matadores que entusiasma a afición, estão anunciados este ano nas famosas Sanjoaninas, que começam na próxima semana na açoreana Ilha Terceira, onde se mantém bem viva a chama da Tauromaquia a meio do Oceano Atlântico. 

A próxima edição da Feira de São João, que se celebra na Praça de Toiros Ilha Terceira en Angra do Heroísmo, é composta por quatro festejos novamente organizados pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, activa entidade taurina local que cumpre este ano, precisamente, cinquenta anos de existência.

Os espectáculos maiores começam no próprio dia de São João, 24 de Junho, com um festejo com toureio a pé no qual os espanhóis Daniel Luque e José Garrido junto ao francês Juan Leal - que pelos seus triunfos reiterados se anuncia pelo terceiro ano consecutivo – lidarão um curro da divisa local de Rego Botelho. 

No dia 25 terá lugar a primeira das duas corridas de toureio a cavalo, neste caso no já clássico concurso de ganaderias. Entre os toiros anunciados destacam-se os das divisas continentais de Juan Pedro Domecq e Murteira Grave, que competirão com os das vacadas açoreanas de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, João Gaspar e Francisco Sousa. 

Estes seis exemplares serão lidados pelos cavaleiros Gilberto Filipe, Marcos Bastinhas e o açoreano Tiago Pamplona, enquanto as pegas ficarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém (no seu 101.º Aniversário) e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Para o dia 26, num festejo que comemorará os cinquenta anos da referida Tertúlia, anunciam-se toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar com um  cartel de cavaleiros em que os dois continentais e o também local João Pamplona partilham as cortesias. No final das lides repetirão os Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que alternarão nas pegas com os californianos Amadores de Turlock.

As três corridas têm começo às seis e trinta da tarde, hora dos Açores, uma hora mais em Portugal continental e duas mais em Espanha.

Antes destes espectáculos principais, na matinal de 23 de Junho, celebrar-se-á a já conhecida “corridas das crianças”, uma bezerrada à que assistem centenas de crianças das várias escolas da ilha. Esta vez serão só mulheres a lidar os garraios de Rego Botelho, pois o toureio a pé estará a cargo da novilheira praticante portuguesa Paula Santos, aluna da Escola Taurina de Badajoz, e o toureio a cavalo da amazona também lusitana Claudia Almeida. Intervirá também o Grupo Juvenil dos Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Após a lide das duas reses, todas as crianças participarão nas actividades do espectáculo “Vamos brincar aos toiros”, do empresário espanhol Ignacio Ríos, também já habitual neste festejo.

Como todos os anos, a Feira das Sanjoaninas complementa-se também com vários festejos populares, as tradicionais “touradas à corda” e “esperas de gado” açoreanas, assim como de outros actos culturais de grande aceitação entre a afición insular, como a conferência que no dia 22 será proferida pelo jornalista espanhol Alberto de Jesús sobre os festejos taurinos populares no mundo. 

Será, pois, uma intensa semana de cultura taurina neste paraíso no oceano, a meio caminho entre a Europa e a América. 

Photo, J. Edgardo Vieira

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.