Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira homenageia José Júlio

De 25 (sábado) a 30 de junho decorre, em Vila Franca de Xira, a XXVII Semana da Cultura Tauromáquica, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
21 de Junho de 2016 - 18:42h Notícia por: - Fonte: CM-VFXira - Visto: 1373
Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira homenageia José Júlio

De 25 (sábado) a 30 de junho decorre, em Vila Franca de Xira, a XXVII Semana da Cultura Tauromáquica, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

 

A iniciativa, que antecede a grande festa popular do Colete Encarnado, pretende dar enfase às várias vertentes desta Cultura, de origem ancestral na região e que constitui um dos pontos fortes da identidade do Município de Vila Franca de Xira.

 

Seguindo o ciclo de homenagens que a Câmara Municipal vem realizando desde 2014 às grandes figuras do toureio vila-franquense, nesta edição o distinguido será José Júlio, um dos maiores nomes portugueses nesta arte.

 

Para o efeito, está a ser preparada uma grande exposição em sua homenagem, no Celeiro da Patriarcal, que terá por título “É de Vila Franca e chama-se José Júlio”. É inaugurada no dia 25, pelas 18h30, ficando patente até 9 de outubro. Será também lançado um livro sobre a sua vida e percurso artístico, no dia 27 de junho, pelas 21h30, no âmbito do primeiro colóquio inserido na exposição, que terá por tema “José Júlio – Vida e Tauromaquia”.

Ao todo serão três colóquios (os restantes têm por temas: “José Júlio e os Toiros de Miura” e “O Toureio antes e depois de José Júlio”) que reúnem a participação de personalidades renomadas dentro e fora do meio tauromáquico, de Portugal e Espanha, que, com a sua presença, vêm reforçar a importância desta expressão cultural. O programa detalhado dos colóquios pode ser conhecido aqui.

 

A restante programação é intensa e variada, incluindo um Peddy-paper; um Treino de Forcados aberto ao público, uma Novilhada com a Escola de Toureio José Falcão de entrada livre, uma Gala Equestre; uma ida ao campo para conhecer os toiros das Esperas do Colete Encarnado; a apresentação de tertúlias do Concelho no Jardim Municipal e a abertura de alguns destes espaços ao público, ao longo da Semana.

Uma das novidades desta edição é o “Carréton Taurino” - uma atividade dirigida ao público infantil, que proporcionará momentos de brincadeira para os mais novos, nalgumas ruas da cidade. Com ela vai-se ao encontro de algumas das iniciativas espontâneas do género levadas a cabo pelos mais jovens, contribuindo para a promoção das tradições locais.

A programação completa pode ser conhecida aqui.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.