Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

António Ribeiro Telles: O mais clássico dos cavaleiros portugueses na Corrida TVI

António Ribeiro Telles, na actualidade o maior representante do classicismo no toureio a cavalo, regressa dia 24 de Agosto (sexta-feira) ao Campo Pequeno, para tourear a corrida comemorativa dos 25 anos de emissões da TVI.
20 de Agosto de 2018 - 21:11h Notícia por: - Fonte: Campo Pequeno - Visto: 1061
António Ribeiro Telles: O mais clássico dos cavaleiros portugueses na Corrida TVI

António Ribeiro Telles, na actualidade o maior representante do classicismo no toureio a cavalo, regressa dia 24 de Agosto (sexta-feira) ao Campo Pequeno, para tourear a corrida comemorativa dos 25 anos de emissões da TVI.

Em seu pai, Mestre David Ribeiro Telles, encontrou o modelo de cavaleiro tauromáquico que tem norteado a sua carreira, dele aprendendo o conceito e as bases de equitação, as quais viria a aprofundar e cimentar com Mestre Nuno de Oliveira, uma referência mundial da equitação clássica.

Membro de uma dinastia de toureiros, fundada pelo seu bisavô, herdou da família o amor e respeito pela terra, o que levou a que desde tenra idade os toiros e os cavalos fizessem parte do seu dia-a-dia. No esboço biográfico mencionado no seu site pessoal, conta-se o seguinte episódio para ilustrar o seu amor pela terra e pelos toiros: “No dia do seu sexto aniversário, um empregado convenceu-o de que se se escondesse não faria anos, logo, não teria de ir para a escola. Enternecida com este gesto, sua Mãe, Dª. Maria Isabel de Castro Van-Zeller Ribeiro Telles, perdoa-lhe a ida para os estudos nesse ano, dando-lhe lições em privado.”

Com dez anos toureia a primeira vaca, na Herdade da Torrinha, montando o "Minuto". Dois anos depois, a 12 de Abril de 1975, apresenta-se ao público pela primeira vez na praça de toiros de Salvaterra de Magos, toureando uma vaca, montado no "Armilita". Recorda que "nesse dia foi o meu Pai que conduziu o camião dos cavalos e chegámos tarde à corrida. Não fiz as cortesias e entrei logo para tourear!", refere-se no mesmo site.

Fez a Prova de Praticante a 9 de Setembro de 1979, na praça de toiros de Vila Viçosa e recebeu a Alternativa, das mãos de seu pai e com o testemunho de seu irmão João, a 21 de Julho de 1983, na Monumental do Campo Pequeno.

O seu toureio de arte e poder já percorreu Portugal Continental, os arquipélagos dos Açores e da Madeira, assim como Espanha, França, Colômbia, Macau e Estados Unidos.

Seu Pai disse um dia, em entrevista, ".... Tenho visto tardes ao António em que o considero como o toureiro que eu idealizei na minha vida ser... tenho-o visto tourear toiros, e digo-o com toda a sinceridade, que era assim que eu gostaria de ter sido toureiro!"

António Ribeiro Telles irá abrir a corrida de 24 de Agosto (sexta-feira), no Campo Pequeno. Terá por companheiros de cartel os cavaleiros Luís Rouxinol e João Moura Jr., na lide de um imponente curro da ganadaria Murteira Grave, que será pegado pelos valorosos grupos de forcados amadores de Vila Franca de Xira e do Aposento da Moita capitaneados, respectivamente, por Ricardo Castelo e José Maria Bettencourt.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.