Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

As Touradas, factos e realidades- Conferência

Resumo da Conferência sobre Tauromaquia, na Sede Nacional do CDS-PP promovida pelo TEM.
02 de Julho de 2018 - 22:16h Notícia por: - Fonte: Sónia Batista - Visto: 1835
As Touradas, factos e realidades- Conferência

A Sede Nacional do CDS-PP, abriu as portas para receber uma conferência sobre Tauromaquia “As Touradas, factos e realidades” organizada pela TEM.

 “A TEM – Tendência Esperança em Movimento é a corrente de opinião democrata-cristã do CDS, a primeira da História do CDS, formalmente constituída em 1 de Março de 2018. É parte integrante da organização do partido, regendo-se no respeito pelos  «documentos fundadores e orientadores do CDS – PARTIDO POPULAR, os Estatutos e os Regulamentos, os procedimentos democráticos, bem como unidade do Partido» (Ponto 1. do Artº 43 dos Estatutos do CDS), dispondo de Regulamento próprio, aprovado pelos seus membros.”

A sala estava cheia para escutar os conferencistas, Helder Milheiro da PróTouro, Dr.Paulo Pereira representando a Sociedade do Campo Pequeno, José Fernando Potier da Associação de Forcados, o veterinário e ganadeiro Dr. Joaquim Grave, o Maestro Mário Coelho, Elísio Summavielle (aficionado, ex-secretário de Estado da Cultura e actual presidente do Centro Cultural de Belém) e o cavaleiro tauromáquico Manuel Telles Bastos.

Como moderador, o presidente do TEM, Abel Matos Santos.

A intervenção de Helder Milheiro baseou-se na análise e retrato dos números reais do que representa a Tauromaquia para Portugal, seguindo-se a intervenção do Dr. Paulo Pereira que analisou a importância e o impacto do Campo Pequeno. Fez também uma análise histórica do mesmo.

O Dr. Joaquim Grave, além de veterinário e ganadeiro, têm uma capacidade inata, de em cada discurso, dar-nos uma aula bem fundamentada sobre o “Toiro de Lide”. Falou-nos sobre a ética, Bem-estar e Ecologia do Touro de Lide.

José Fernando Potier, falou-nos das questões éticas e práticas de ser forcado, a Associação de Forcados e sobre os grupos de Forcados, existentes em Portugal.

O cavaleiro Manuel Telles Bastos, falou-nos com o coração sobre a Dinastia Ribeiro Telles e o que o levou a ser cavaleiro tauromáquico, assim como o Maestro Mário Coelho que nos deixou o testemunho e a retrospectiva da sua carreira como matador de Touros no activo desde 1948 até 1998.

 

A conferência foi uma” faena redonda”, com “praça esgotada” e com todos os conferencistas a sair pela “porta grande”.

Um Triunfo para a liberdade de ir aos Touros.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.