Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Murteira Grave celebra 75 anos de história

A Ganadaria Murteira Grave, fundada em 1944, celebra este ano as suas Bodas de Diamante, efeméride que constitui um dos pontos altos da temporada do Campo Pequeno.
21 de Julho de 2019 - 18:36h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 773
Murteira Grave celebra 75 anos de história

A Ganadaria Murteira Grave, fundada em 1944, por Manuel Joaquim Grave, avô do atual proprietário, celebra este ano as suas “Bodas de Diamante”, efeméride que constitui um dos pontos altos da temporada do Campo Pequeno.

É desta ganadaria o magnífico curro de toiros que será lidado na próxima corrida do Campo Pequeno, a 25 de Julho, pelos cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luís Rouxinol Júnior e estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores de Santarém e de Coruche.

No dizer do seu atual proprietário, Joaquim Manuel de Vasconcellos e Sá Grave, trata-se de “uma corrida bem feita, não exagerada em tamanho, como gosto de lidar”.

“Não faz falta dizer o sentido de responsabilidade que me assalta na hora de escolher os toiros que irão para o Campo Pequeno. Sinto que a afición espera muito esta corrida. Nos últimos anos a divisa tem-se saído bem neste compromisso”, refere Joaquim Grave.

O ganadero recordou que “foi em 1951 que a ganadaria lidou o seu primeiro toiro, de nome “Sevilhano”, no Campo Pequeno. Lidou-o o saudoso João Branco Núncio, o ‘Califa de Alcácer’, primeiríssima figura e génio do toureio a cavalo. De então para cá foram já 257 os toiros lidados em Lisboa vindos da Herdade da Galeana”, a exploração solar do efetivo.

A ganadaria estreou-se em Évora, a 29 de Junho de 1950, e tem como antiguidade o seu debute na Monumental de Madrid, a 21 de Julho de 1964. Nesta praça os toiros da Galeana registaram, desde então, vários triunfos.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.