Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Troféus com lenços brancos, e porque não?

O primeiro passo foi dado, será que a ideia dos lenços brancos foi suficientemente boa?
11 de Agosto de 2011 - 23:21h Pensamento por: - Fonte: - Visto: 3061
Troféus com lenços brancos, e porque não?

Neste local o tema dos lenços brancos não é novidade, já falamos algumas vezes nisto e desta feita parece-me novamente oportuno tocar no assunto.

Como é sabido teve lugar no passado sábado (6 de Agosto de 2011) uma extraordinária corrida na Terrugem, não fosse ela a primeira corrida do Taurodromo.com, que para nós (equipa) teve um valor sentimental acrescido, visto se tratar da primeira corrida dada em nome do nosso site. E é verdade, que se andamos pela Internet a inovar esta coisa dos sites taurinos, não quisemos que "na arena" fosse de outra forma, atribuindo os troféus para a melhor lide e para a melhor pega de uma forma nova em Portugal, dando voz ao público presente para decidir quem mais merecia levar os troféus para casa.

Não esperava eu que tal iniciativa fosse causar qualquer espécie de desconforto em alguns dos presentes, pensava ser uma ideia neutra e despida de interesses, para ser sincero nem me apercebi de tais aborrecimentos, fiquei com a sensação que nas bancadas deste espetáculo a iniciativa foi bastante bem recebida, isto é, fiquei eu com esta na ideia, pois confesso que até me deu algum gozo ouvir comentários do género "Acho bem, já que somos nós que pagamos porque é que não devemos ser nós a decidir?". Mas enfim parece que nem toda a gente concordou, especialmente dentro da trincheira. ("Pois é, realmente, onde é que já se viu, agora o publico é que decide com quem mais ficou satisfeito? Que raio de ideia esta, ...")

Como até à data ninguém pessoalmente me fez chegar essa mensagem acredito que a insatisfação não seja tão empolada como me fizeram parecer. Mas em todo o caso, aproveito esta oportunidade para esclarecer aqueles que não perceberam a intenção:

Quase todos os entendidos da festa são unânimes quando alguém diz "A festa está cada vez pior, não é preciso chamar os anti-taurinos", ou então, "vamos à corrida XPTO, mas já sei o que lá vou ver..., mais do mesmo, ...", ou então ainda, "então será que não era óbvio que flano x é que ia ganhar?". O que é certo é que todos os que por cá andam à alguns dias concordam com algumas destas expressões, e até com outras. Eu pergunto-me a mim mesmo, correndo o risco de passar por burro ou assim, será que não há nada a fazer em relação a isto?, esta coisa das touradas já tem data marcada para acabar? E se tiver? Vamos ficar aqui quietos, impávidos e serenos à espera que alguém chegue e nos diga, pronto chegou a hora, a partir de agora vamos todos esquecer os toiros e vamos passar a ser aficionados à sardinha assada “que é bastante boa”.

Não, redondamente não pode ser, …, uma das coisas que a festa precisa é de ideias novas que chamem às praças aqueles que a sustentam, ideias que satisfaçam as bancadas e permitam aos empresários levar uns tostões no bolso para casa. Coloquemo-nos na posição daqueles a quem vulgarmente se chama público, sim, aqueles que pagam os bilhetes para algumas vezes lhes atirarem areia para os olhos. Será que já não é preciso fazer mais nada para cativar o interesse dos "pagantes"?

Sem querer muito entrar numa de perguntas difíceis, onde é que está o espírito de competição? Será que um troféu já não tem significado nenhum nos dias que correm? e que este apenas se resume a um pedaço de madeira, cristal ou pedra com uma coisa taurina lá espetada? Parece que ninguém se incomoda com os assobios quando se atribui um símbolo de (des)mérito a alguém?, será que esse reconhecimento de um artista não tem um valor adicional se for atribuído pelo público? Ou então na preservativa da bilheteira, será que um espetáculo que apela à participação dos presentes não será mais interessante?

Não quero vir para aqui dizer que este método, a partir de agora é o método por excelência para atribuir troféus, mas gostaria de passar a ideia de que na nossa festa ainda há muita coisa nova para fazer, e como os tempos mudam é preciso adaptar e inovar nos espetáculos, trazer iniciativas novas à arena, que cativem o público. Eu faço a pequena questão (mais uma), será que as pessoas que no sábado passado foram à Terrugem saíram completamente indiferentes em relação a este espetáculo? Será que saíram de lá a pensar, "Bom, lá se passou mais uma..."?

Sou da opinião de que o método pode não ser perfeito, haverá sempre a necessidade de no fim, quando dois artistas "empatam" alguém poderá decidir que tecnicamente um esteve melhor que outro e claro desempata-se. Felizmente no passado sábado a expressão do público foi bastante clara e não ficamos com um problema inesperado para resolver a sangue quente.

Vou dizê-lo de uma forma clara para que de outra forma não se entenda, pois acredito e aceito que os outros métodos também são válidos. Espero é que este possa vir a ser mais uma forma de reconhecer o mérito dos artistas que se fazem chegar melhor às bancadas, e que mais empresários se possam aliar à ideia.

Bom, em relação a isto tudo, não posso deixar de referir e agradecer o convite por parte da empresa organizadora que confiou na nossa proposta, permitindo que esta chegasse à luz do dia, nem posso deixar de agradecer àqueles que nos ajudaram a promover o espetáculo e a iniciativa dos lenços brancos, por último mas em primeiro, um agradecimento especial àqueles que estiveram motivados no sábado de lenço na mão (bocado de pano) a acenar para aqueles que mais gostaram de ver.

Posto isto, aqui lanço o desfio aos empresários para adotar também este método dos lenços brancos quando pretendam atribuir troféus nos seus espetáculos. Aos que assim decidam, o taurodromo disponibiliza gratuitamente um espaço privilegiado com visibilidade no site para publicitar esses espetáculos.

Peço também àqueles que sensíveis à ideia se manifestem e nos façam chegar as vossas opiniões, sejam elas contra ou a favor dos lenços, peço também aos colegas da imprensa que concordem com a iniciativa, que se juntem a nós e promovam os lenços brancos na bancada, para que seja o público a mostrar o que quer na arena...

Envie-nos as suas opiniões para geral@taurodromo.com

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.