Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Sim à arte da tauromaquia!

A.C. Peña Taurina Soriana apresenta um bonito texto sobre o toiro de lide e a razao da sua existência.
26 de Maio de 2012 - 10:29h Pensamento por: - Fonte: - Visto: 2544
Sim à arte da tauromaquia!

O grupo  “A.C. Peña Taurina Soriana” publica um magnifico texto e foto, sobre o toiro bravo e a razao da sua existência. È bom constatar que nos dias de hoje, exitem pesoas com tamanha sensibilidade e conhecimento da arte que ao conseguirem colocar essas emoçoes em palavras, prestam sem dúvida um bom serviço à arte, à tauromaquia e ao magnifico toiro de lide.

Diz-nos o autor:

“O que é o toiro bravo? O toiro bravo è um grito da natureza, uma autêntica obra da genética natural, um bloco de músculos e casta brava pacientemente cinzelados nas planícies, na liberdade de um eco-sistema digno dos mais belos documentários sobre a fauna e a flora.

O toiro bravo subsiste em dilatados bosques de velhas azinheiras e sobreiros centenários, criando um habitat muito próprio e especial. O toiro de lide è criado em liberdade respeitando a sua brutalidade selvagem.

Toda a sua ferocidade, a sua brutal força e bravura, se soltam de uma maneira original no mais belo dos ritos, a corrida onde combaterá a morte com um homem temerário, o matador, pondo em cena uma plasticidade, uma estéctica e uma beleza inimagináveis.

Ambos, homem e besta, envolver-se-ao num ritual letal, criarao  das mais belas passagens da arte, inspirando absolutamente todas as outras formas de artisticas, sendo que no toureio se morre de verdade.

Numa corrida de toiros, è posta em cena uma das mais belas tragédias, todavía nao existe guiao, è um acto imprevisível, as emoçoes surgem em caudal uma vez que o homem oferece a sua vida para venerar a morte do majestoso toiro, esse animal tao amado, esse animal tao amado pelo homem, tao admirado e temido e, o único a que o próprio homem, joga e entrega a sua própria vida em sacrificio.

O toiro è criado durante quase cinco anos em plena liberdade, vigiado pelo “mayoral”, o toiro è esculpido, reavivando as a sua bravura em tabalhos de campo que remontam a tempos imemoriáveis, este animal è um património genético de um valor incalculável, apenas sustentado pela tauromaquia e essa è, a sua única razao de ser.

A tauromaquia è extremamente honesta com o toiro, enaltecendo a sua bravura, toda a sua ferocidade e brutalidade.

O respeito da tauromaquia pelo toiro è tao grande que o jogo práctico na praça è, por vezes, irreparablemente menos visível para homem.

O toiro è um “Tótem” , um ídolo, è o centro de uma essência cultural muito arraigada que emana irreparávelmente e, apesar de ataques“baldíos” desde idades pretéritas, sobrevive aos tempos.

Sim à Arte da Tauromaquia!”

Fontes (texto e foto)

 A.C. Peña Taurina Soriana / Nelson Falcón. 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.