Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Lo que el viento se llevó!

Artigo lebrando o jovem matador Juan Torrado Mesa, "juanito".
18 de Fevereiro de 2011 - 10:17h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2088
Lo que el viento se llevó!

Juan Torrado Mesa, nasceu em Puerto de Santa Maria, Cadiz no ano de 1886.

Desde muito cedo demonstrou a vontade de ser toureiro, brincando muitas vezes com a capa e o capote, em vez da bola como faziam os seus companheiros de juventude.

Escapava-se da casa de seus pais, para tourear ás escondidas, bezerros nas quintas da região e ás noites sonhava ser toureiro famoso.

Vestiu-se de “ traje de luzes “ tantas vezes até conseguir ser toureiro, actuando em variadíssimos festivais taurinos de beneficência. Esta sua característica levou-o a ser popular e bastante apreciado entre os seus “ paysanos “ de “ El Puerto “.

No dia 20 de Março de 1905, “ à las cinco de la tarde “,na “ Plaza Real “este jovem toureiro de apenas 19 anos de idade, foi colhido mortalmente, ficando imediatamente  inconsciente após a colhida, não vindo mais a recuperar a consciência. Foi a enterrar no dia seguinte.

Ao seu funeral assistiram familiares, populares, amigos, velhos de um asilo, clérigos e autoridades locais e todos eles levaram a urna em ombros para o cemitério.

Nesse mesmo dia, na antiga praça de Alcalá em Madrid, ainda toda construída em madeira, o toureiro Rafael González  “Machaquito “ e Ricardo Torres “ Bombita “ alcançavam triunfos e glória, lidando toiros do Marquês de Saltillo.

No auge da sua juventude, “ Juanito “ morreu na arena sem nunca ter atigido a verdadeira fama e glória por si sonhada.

A sua imagem de jovem corajoso toureiro, mártir, foi levada para sempre pelos ventos da memória.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.