Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Don Pepe, armonía, belleza y gloria......

Lembrando o grande matador Pepe Luis Vásquez
25 de Fevereiro de 2011 - 21:51h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2306
Don Pepe, armonía, belleza y gloria......
José Luis Vásquez Garcés, nasceu em Sevilha no Bairro de S.Bernardo no dia 21 de Dezembro de 1921. Vivendo a sua infância no chamado “ barrio de los toreros”, enquanto adolescente e com apenas 13 anos, deslocava-se com seus companheiros de brincadeiras ao matadouro local onde "ás escondidas", toureavam animais que iriam ser sacrificados no dia seguinte, tornando esse local uma autêntica e verdadeira escola de toureio não autorizada.
 
Actuou a primeira vez em 1938, ainda como novilheiro na " Real Maestranza de Caballería de Sevilha ", alternando com " Manolete "e, no ano seguinte, debuta em " Las Ventas " com novilhos de Domingo Ortega. Nesta mesma corrida o seu companheiro de cartel o novilheiro de " madrileño " Felix Almagro é colhido violentamente no pescoço, vindo a falecer na enfermaria da praça.
 
Tirou alternativa em 15 de Agosto de 1940 em Sevilha, tendo como padrinho José Bienvenida e como testemunha outro grande toureiro de Sevilha Francisco Vega de los Reyes " Gitanillo de Triana ". Em 20 de Outubro desse mesmo ano, confirma a alternativa en " Las Ventas " tendo como padrinho o grande Marcial Lalanda e Rafael Ortega  " El Gallo " irmão de Joselito " El Gallo " ou " Gallito ". A essa mesma corrida asistia o General Francisco Franco, Presidente da Républica Espanhola e a seu convite, o dirigente Nazi Heinrich Himmler que preparava o encontro entre Franco e Adolf Hitler na fronteira de Handaya nesse mesmo ano. Esta corrida também ficou conhecida pela corrida de Himmler, dado o seu cartel apresentar a " Cruz Gamada " símbolo do Nazismo.
 
Das suas qualidades de toureiro, acentua-se a forma magnifica de como recebia os toiros " a pés juntos " e com a muleta na mão esquerda, efectuando passes de uma " pureza & entrega " incríveis.
O Chamado passe de " cartucho de pescado " não terá sido inventado por ele, mas sim por outro grande e malogrado toreiro sevilhano Manuel Garcia Cuesta " El Espartero ".
Deste toureiro, diz outra grande figura da sua época e irmão de outro grande matador, Angel Bienvenida:
" Ha sido la esencia del toreo, lo más puro, profundo y de mayor arte y personalidad que ha existido."
 
Retirou-se das arenas em 1953, tendo aparecido em 1959 e finalmente abandonado as arenas, dedicando-se á sua ganadaria de reses bravas que detém com seus irmãos de nome " Hermanos Vasquez Silva "
Em 1998 o governo espanhol faz-lhe a entrega da " Medalha de Ouro das Belas Artes "
Vive actualmente em Sevilha, infelizmente ostentando problemas de visão e de saúde em geral.Desde 2002 a sua estátua de bronze " delante de la Maestranza " recorda a grande figura que foi Pepe Luis Vasquez
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.