Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Diego Puerta, " Por la puerta grande sino por la enfermería "

Lembrando o grande toureiro e ganadero D.Diego Puerta
19 de Março de 2011 - 22:20h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 2302
Diego Puerta,

Diego Puerta Diánez, nasceu em Cerro de Àguila, San Fernando, Sevilha no ano de 1941.

O seu pai era trabalhador do matadouro de Sevilha e cedo, o jovem “sevilhano“  se sentiu atraído pela lide de touros e pela tauromaquia, aprendendo e treinando as suas habilidades e dotes de toureiro, em reses mansas, destinadas ao matadouro da cidade.

Enquanto jovem, escapava-se das aulas da escola primária e utilizando um saco velho de farinha, treinava passes de toureio com as “ vacas “ das herdades dos arredores da cidade de Sevilha.

Lidou como novilheiro mais de 50 corridas, tendo tirado a alternativa em 1958, na Real Maestranza de Sevilha, pelas mãos do grande Luís Miguel Dominguín  e como testemunha teve Gregório Sánchez, lidando o toiro “Zambombero“ da ganadaria Arellano. Confirmou a alternativa em Madrid com toiros de Barnabé Fernández e pelas mãos de “Chamaco” e Manuel González Cabello no ano de 1960.

Uma das suas maiores e belas faenas, foi conseguida com o toiro “Escobero“ da ganadaria Miura, na praça de touros de Sevilha em que os troféus, duas orelhas e um rabo, foram-lhe entregues na enfermaria depois de ser colhido na “suerte final”.

Comapartiu o “escalfón“ com Jaime Ostos , outro grande toureiro, no ano de 1962.

Toureou na sua curta carreira mais de 1000 de toiros, tendo-se retirado com a idade de 33 anos no ano de 1974.

Deste toureiro clássico, “valiente” e artístico, diz-se que “ou pela porta grande ou pela porta da enfermaria “, tal era a sua dedicação e coragem, dedicadas ás lides.

Foi “corneado” mais de 50 vezes, recebendo muitas vezes os troféus na própria enfermaria, assim como várias vezes, foi aplaudido pelos próprios médicos e enfermeiros que viam as faenas e testemunhavam a sua valentia.

Actualmente, está retirado, ajudando na gestão da ganadaria Diego Puerta, de sua propriedade, estando esta já entregue á sua descendência.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.