Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Victoriano de la Serna, el torero dóctor...

Lembrando Victoriano de la Serna y Gil, o médico toureiro.
25 de Novembro de 2011 - 21:59h Pedaços de história por: - Fonte: - Visto: 1648
Victoriano de la Serna, el torero dóctor...

Victoriano de la Serna y Gil nasceu em Sepúlveda, província de Segóvia no dia 1 de Setembro de 1910.

Filho de família acomodada, cedo sentiu uma atracção pelas corridas de toiros, o que o levou a interromper os estudos de medicina, tal era a sua “ilusion” de vir a ser toureiro, vindo mais tarde a terminar a sua formação em medicina.Debutou como novilheiro e com o seu primeiro traje de luces no dia 15 de Maio de 1929, na Praça de Colmenar Viejo em Madrid, lidando toiros de Vicente Torres, sendo seu companheiro de cartel Alfredo Cristobál.

Mais tarde apresentou-se ainda como novilheiro em Madrid, no dia 27 de Agosto de 1931, alternando com “Chiquito de la Audiência” e Alfredo Corrochano com gado de Pinto Barreiros e, por curiosidade, apenas pode matar um dos dois toros que lhe calharam em sorte, uma vez que se lesionou fortemente numa das mãos.

Tomou a alternativa em 29 de Outubro de 1931, lidando o toiro “Rompedor” de Doña Maria Hernán, toiro esse cedido por Félix Rodriguéz, tendo sido testemunha Pepe Bienvenida.

Toureou em Espanha variadíssimas corridas até ao inicio da guerra civil, “desplazandose” ao México, Venezuela e Peru, alternando com as mais variadas figuras das arenas.

Do seu estilo e arte, diz-se ter sido um toureiro de grande personalidade, artista e inovador, tendo mesmo criado vários passes, tais como “ la bandera” e “las flores”, sendo de realçar as sua maravilhosas “verónicas” e arte com o capote.

Retirou-se no ano de 1944, sendo a sua última corrida em 22 de Junho do mesmo ano , na praça de toiros de “Las Ventas”, tendo dado inicio a uma autêntica dinastia de toureiros, os “ De la Serna”

Suicidou-se na sua herdade “ Alcudia” em Cuidad Real no dia 22 de Maio de 1981.

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.