Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Rita Hayworth, "pelirroja", bailarina y aficionada

Recordando Margarita Carmen Cansino, actriz norte-americana de origen hispânica.
27 de Agosto de 2014 - 21:15h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2277
Rita Hayworth,

 

Margarita Carmen Cansino, nasceu em Brooklyn, Nova York no dia 17 de Outubro de 1918.

Foi filha de Eduardo Cansino Reyna, natural de Sevilha e de Volga Hayworth de origem Irlandesa.

Seu pai era bailarino de profissão, assim como sua mãe e ter-se-ão conhecido quando actuavam integrados no grupo de baile dos Sigfeld Follies, um espectáculo do tipo “revista”.

Chegou a Hollywood com seus pais em 1933, onde começou desde logo a dançar e interpretar pequenos papéis em filmes de “sérieB”.

Contraiu matrimonio com o productor Edward Judson que a levou para os estúdios da “Columbia Pictures”,conhecendo os primeiros sucessos em filmes como “Sólo los ángeles tienen alas (1939) e “una dama en cuestión”, contracenando com actores famosos na época como Cary Grant e Jean Arthur. Em 1941, já para Twenty Century Fox, contracena com Tyron Power no filme “Sangre Y Arena” que conta a historia de um jovem cujo sonho era o de ser toureiro.

Rita Hayworth, nome artistico que tinha adoptado desde a sua entrada para “Columbia Pictures", tornou-se numa actriz muitíssimo solicitada e das mais bem pagas em Hollywood, entrando e durante uma década em várias comédias e musicais, no entanto foi o seu papel em “Gilda” que a tornou numa estrela mundialmente conhecida, nao só pela sua beleza ruiva mas como também pelos seus dotes de actriz e bailarina.

É célebre a cena de “el guante” em “Gilda” que levou mesmo o filme a ser censurado pela igreja católica que considerou a cena demasiado arrojada para a época tentando proibir o filme em países como Espanha e Itália.

Os “marines” norte-americanos, durante a segunda guerra mundial, levavam a sua foto dentro dos capacetes e a sua foto foi colocada num cartaz promocional do ensaio da primeira explosão“bomba atómica” no atol de Bikini, o que terá incomodado a actriz.

Foi casada com Orson Wells com que contracenou em vários filmes, tendo tido mais três casamentos, um dos quais com o princípe e multimilionário Ali Khan.

Rita teve duas filhas Rebecca Wells y Yashemin Ali Khan.

Nunca abandonou o gosto pela cultura “hispânica” o que a levou a viajar para Espanha e onde assistiu por várias vezes a corridas de toiros. Existem vozes que dizem que teve um“affaire” com Luis Miguel “Dominguín”.

Rita foi sempre uma mulher instável no amor, uma vez que segundo alguns, teria sido abusada sexualmente, enquanto criança, levando a um certo desnorte na sua personalidade. Dona de uma personalidade instável e vítima da própria fama, terá dito um dia:

«Todos los hombres que conozco se acuestan con Gilda, pero se levantan conmigo».                 

Nos últimos anos da sua vida sofria de Alzheimer o que a levou à depressao e ao abuso de barbituricos.

Rita faleceu em 1987 com 68 anos de idade e está sepultada em Beverly Hills, Califórnia.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.