Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Saiba quando apareceu o Toureio a Cavalo

Portugal Pátria do Toureio a Cavalo
23 de Julho de 2015 - 19:40h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2514
Saiba quando apareceu o Toureio a Cavalo

Damos hoje início a uma série de textos relacionados com a nossa festa de toiros, festa bem portuguesa, na qual está inserida há muitos anos, mesmo séculos; o toureio a cavalo, os forcados e as sortes da arte de bem pegar, o toiro de lide (tipos de córneas, tipos de sinais de orelhas, capas, pintas e pelagens, divisas e ferros). 

Os Cavaleiros surgiram provavelmente na Península Ibérica no Século XVI, dado que no início do século seguinte já apresentaram regras estabelecidas. O uso do rojão (lança aperfeiçoada), permitiu dar às lides maior sentido artístico.

Com o falecimento do Rei Carlos II de Espanha no ano de 1669, e sem ter deixado descendentes diretos, subiu ao trono Duque de Anjou com o nome de Filipe V. Desde muito cedo mostrou que não era aficionado e que era contra os espetáculos taurinos, facto que levou a nobreza espanhola a abandonar as lides taurinas, abrindo assim as portas ao toureio a pé, único permitido ao público.

Em Portugal esta tradição nunca foi interrompida, facto que levou em pleno Século XIX, à realização de dois espetáculos bem definidos.

Assim Espanha foi denominada como a Pátria do Toureio a Pé, e Portugal como a Pátria do Toureio a Cavalo.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.